Casamento de Isaque e Rebeca

Você conhece um bom aplicativo cristão/gospel? Clique aqui para se surpreender.

Em Gênesis 24 lemos a história do casamento de Isaque e Rebeca.

Esta história do casamento de Isaque e Rebeca é uma figura do Propósito Eterno de Deus, e das Núpcias do Cordeiro Jesus e sua Noiva, a Igreja. Por isso, neste texto encontramos quatro personagens que são representações de Deus Pai, do Filho Jesus, do Espírito Santo e da Igreja: Abraão representa Deus Pai; Isaque, o Filho, Jesus; Eliézer é uma figura do Espírito Santo; e Rebeca representa a Noiva, a Igreja de Cristo.

Que fique muito claro que Abraão não é Deus, Isaque não é Jesus, Eliézer não é o Espírito Santo e Rebeca não é a Igreja; todos foram pessoas reais que viveram num tempo específico. Mas, mesmo sendo pessoas normais (pecadoras e limitadas), são figuras que representam o Pai, o Filho, o Espírito Santo e a Igreja.

Abraão (Deus Pai)

Em primeiro lugar, é Abraão, o Pai, que toma a decisão de casar o filho!

Rm 8.28-30Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou..

Deus tem um propósito que é eterno, ou seja, um propósito que existe muito antes da criação do mundo (Ef 1.3-10Gn 1.26-28), e existirá por toda a eternidade, para além da extinção deste mundo!

E sabemos que esse propósito consiste em Deus ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus, para a sua glória! Tudo começa e termina em Deus, na Sua vontade. Ele é o centro de todas as coisas, e tudo é por Ele e para Ele (Rm 11.36Cl 1.15-19).

Mas Deus não tem apenas um propósito – a vontade de ter uma família; ele tem também os meios! Ele não quer apenas que seu Filho se case, mas também já determinou com quem ele se casará! Será alguém com a mesma natureza do Filho, já que a família será de semelhantes!

Gn 24.2-8: Por isso, vemos Abraão mandando seu servo buscar uma noiva para Isaque dentre os seus parentes. Essa noiva não poderia vir de povos estranhos.

A recomendação aqui é “cautela”! Ser cauteloso é ser cuidadoso, prudente, é não ser precipitado. Deus tem tudo sob o seu controle e não abre mão do governo dos céus, da terra, da nossa vida, da sua igreja!

As vezes queremos sugerir algo a Deus; temos muitas boas ideias; pensamos em dar uma “ajudinha”, modificando, acrescentando, tirando alguma coisa que consideramos mais apropriada para a situação. Mas Deus nos diz: “Cautela!”. Temos que agir, sempre, de acordo com a vontade de Deus, expressa em sua Palavra. Para isso, é aconselhável que sempre busquemos direção do Senhor em oração e no conselho dos irmãos. Agir precipitadamente, por conta própria, será um risco e poderá trazer consequências sérias que, as vezes, nos acompanharão por muito tempo, se não por toda a vida!

Eliézer (Espírito Santo)

Gn 24.2,4Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa, que governava tudo que possuía […] irás à minha parentela e daí tomarás esposa para Isaque, meu filho..

Que fique claro que o Espírito Santo não é apenas um servo de Deus, Ele é Deus! Ele serve a Deus, assim como o Filho serve, por causa de sua natureza. Ele não é um servo como nós somos!

O Espírito Santo é quem está na terra governando as coisas de Deus, e é Ele quem executa e executará todas as obras de Deus na terra, inclusive, usando os instrumentos que Ele quiser! Então, o Espírito Santo está, nestes dias, buscando e preparando uma noiva adequadamente escolhida por Ele próprio para apresenta-la, sem mancha ou ruga, ao Noivo, Jesus.

Ele não abrirá exceções, Ele agirá de acordo com a Palavra e a vontade de Deus Pai!

Outro ponto interessante a observar é a vontade de Abraão, neste caso, de que Isaque não volte para o lugar de onde o Senhor havia mandado Abraão sair: uma terra idólatra. Abraão sabia que ele e sua descendência haviam recebido uma ordem de mudar para uma terra nova, aonde serviriam a Deus; e Deus não mudaria de opinião depois da morte de Abraão! Deus nunca agirá contrariando seus próprios princípios!

É importante notar também que mesmo que Eliézer tenha orado pedindo direção ao Senhor sobre a moça que viria a ser a esposa de Isaque, assim que orou, ele agiu: Gn 24.12-21. Agimos erroneamente (principalmente os homens!) quando oramos e não tomamos os passos práticos no sentido da resposta à oração feita!

Rebeca (Igreja)

Gn 24.11Fora da cidade, fez ajoelhar os camelos junto a um poço de água, à tarde, hora em que as moças saem a tirar água..

A noiva que o Espírito Santo vai levar para o Noivo Jesus é formada por aqueles que estão fazendo aquilo que se espera de cidadãos do reino! Eles não estão distraídos, não estão ociosos; ao contrário, estão andando com diligência e zelo, remindo o tempo porque os dias são maus.

Gn 24.21O homem a observava, em silêncio, atentamente, para saber se teria o Senhor levado a bom termo a sua jornada ou não..

O Espírito Santo nos assiste e nos observa; tanto está operando em nosso favor, como também está nos avaliando e provando para que estejamos aptos para nos apresentarmos adequadamente ao nosso amado noivo, Jesus. Aliás, Ele é fundamental, segundo a parábola das Dez Virgens, para discernir entre as prudentes e as néscias!

Outra coisa interessante é que Ele levará a noiva ao Noivo, e não trará o Noivo para a noiva! Atualmente a igreja tem agido como se preferisse que o Noivo viesse habitar aqui, já que ela pensa que tem tudo o que precisa aqui mesmo, se agrada do mundo, tenta imitá-lo e torna-lo “gospel”. Na verdade, segundo Ap 3.15-20, a noiva nem se apercebe que já não tem sido mais nem “uma coisa”, nem “outra”, já virou “uma coisa”, e nem sente mais a falta do noivo que está do lado de fora, batendo constantemente à sua porta!

Gn 24.54-58Depois, comeram, e beberam, ele e os homens que estavam com ele, e passaram a noite. De madrugada, quando se levantaram, disse o servo: permiti que eu volte ao meu senhor. Mas o irmão e a mãe da moça disseram: Fique ela ainda conosco alguns dias, pelo menos dez; e depois irá. Ele, porém, lhes disse: Não me detenhais, pois o Senhor me tem levado a bom termo na jornada; permiti que eu volte ao meu senhor. Disseram: Chamemos a moça e ouçamo-la pessoalmente. Chamaram, pois, a Rebeca e lhe perguntaram: Queres ir com este homem? Ela respondeu: Irei..

Embora, num primeiro momento, haja festa, comida e bebida; de repente, de madrugada, o Espírito Santo pode surpreender a noiva: É agora! Chegou a hora! Tu estás pronta para ir comigo ao encontro do teu noivo? Estás vestida adequadamente e tens o óleo necessário na tua lâmpada? E o mais importante: Tu queres ir comigo?

As vezes estamos pensando que podemos ter uns dez dias a mais para pormos em ordem algumas coisas, para nos arrependermos de outras, etc. Mas a hora é agora: “Queres ir com este homem?”, foi a pergunta que fizeram à Rebeca.

E a atitude dela deve ser a da Igreja também: “Irei”!

Gn 24.64,65Também Rebeca levantou os olhos, e, vendo a Isaque, apeou do camelo, e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? É o meu senhor, respondeu. Então, tomou ela o véu e se cobriu..

Ao encontrar Isaque, Rebeca tomou uma atitude que a Igreja também deve tomar: cobriu-se com um véu. Isto representa a atitude de quem entende a bênção de submeter-se à autoridade!

E mais, antes mesmo de encontrar Isaque, ela já demonstrava essa atitude de serva, de um espírito humilde e discreto:

“Ela levantou os olhos”: isto nos fala de uma posição de humildade, pois só levanta os olhos quem está numa posição inferior.

“Apeou do camelo”: parece contraditório, estar no alto de um camelo e levantar os olhos para ver alguém! Mas, isto demonstra a atitude esperada por Jesus, o noivo, dos que pretendem ser seus discípulos, dos que querem ser sua noiva: Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.” (Lc 14.33).

lsaque (o Filho Jesus)

Gn 24.66,67: 66 O servo contou a Isaque todas as coisas que havia feito. 67Isaque conduziu-a até à tenda de Sara, mãe dele, e tomou a Rebeca, e esta lhe foi por mulher. Ele a amou….

Isaque, prontamente, submeteu-se à vontade de seu pai! Para Isaque o seu casamento cumpriria um propósito maior, não era meramente para o seu prazer, sua felicidade própria! Mas, submetendo-se à vontade de seu pai, como Jesus submeteu-se à vontade de Deus, Isaque amou aquela que seu pai lhe havia escolhido e amado primeiro!

Isaque também pode ser visto como uma figura de Jesus noutras atitudes dele e de Abraão:

Gn 25.5: Abraão deu tudo o que possuía a Isaque.. Assim como Deus fez com seu Filho, Jesus; Abraão deixou sua herança (espiritual, carnal e material) para Isaque (Fp 2.9-11Hb 1).

Gn 26.2-6: Assim como Abraão, seu pai, Isaque creu em Deus e isto ficou claro em sua obediência. Mesmo em meio à fome, Ele creu que aquela terra aonde seu pai lhes havia trazido era a terra de Deus para eles, e ali permaneceu. Não desceu ao Egito!

Gn 26.7-11: Como é séria e verdadeira a Palavra do Senhor com relação aos homens, aos maridos quanto a serem cabeças, os responsáveis e os modelos de sua família. Nossos filhos serão o que somos não o que falamos! Transmitimos a eles toda nossa herança, seja boa ou má!

Nossas esposas também são afetadas pela nossa vida, afinal, como disse Jesus: “… já não são mais dois, porém uma só carne” (Mt 19.6)! Como é sério isso.

Gn 25.21-28: Ainda sobre os maridos e suas esposas, vemos aqui que são os maridos os responsáveis pela saúde física, mental e principalmente a saúde espiritual de suas esposas! Se nossas esposas andam estéreis, somos nós que temos que buscar a cura, em Deus, para elas.

Outro aspecto muito interessante é vermos em Esaú e Jacó as figuras de Israel e os gentios! Embora Jacó seja Israel (literalmente), aqui podemos ver a nação de Israel na figura de Esaú, o filho mais velho, amado pelo pai, mas que desprezou sua primogenitura e a seu pai também (Gn 26.34,35).

Por outro lado temos Jacó, o mais novo, que segundo os costumes da época não seria herdeiro como o filho mais velho era, representando os gentios e a Igreja, que acaba tomando o lugar do mais velho: 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1.11-13; Rm 9.6-13).

Deus ama a todos os homens (judeus ou gentios) e os incluiu a todos em seu propósito eterno; e a história de Abraão, Isaque e Rebeca demonstram isso!

Por Aguilar Lopes

Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download xiomi firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course
Share:

Leave a Reply

Fernando & Raquel - Todos os Direitos Reservados 2018 - 2019